CONHEÇA A LÊDA

Uma inspiração e um sonho realizado

A Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz nasceu da conjunção de dois sonhos. De um lado, um grupo de pessoas engajadas na luta pelos direitos humanos, em especial de crianças e dos adolescentes. Este grupo, atuando conjuntamente há quase duas décadas, em espaços como o Fórum da Criança, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Comissões Municipais e Intersetorias, dentre outros, idealizava compor uma organização não governamental voltada para práticas de promoção de pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social.

De outro lado, a família da sra. Lêda Mascarenhas de Queiroz, falecida em fevereiro de 2010. A inspiração da família, em especial do filho Octavio, foi homenagear uma pessoa alegre, comunicativa, inteligente, que estava muito além de seu tempo. D. Lêda (foto) era amante das artes (exímia musicista, cantora, pintora e ceramista) e da literatura. Estava sempre pronta para ajudar o próximo. Não havia injustiça que não lhe tirasse do sério e lhe despertasse vontade de agir e corrigir. Sua caraterística principal era a valorização e a defesa do ser humano, em todos os seus aspectos.

A união destes dois grupos resultou na formação, em setembro de 2014, da Associação Lêda Mascarenhas de Queiroz, que tem como compromisso essencial a promoção do ser humano, em especial em situação de vulnerabilidade social. Nosso foco de atuação primordial é a formação de pessoas, que abrange tanto os que estão em situação de risco e vulnerabilidade social como aqueles que atuam diretamente no combate e enfrentamento a tais situações-problema.

Entendemos que nossa ação deva ser de caráter preventivo, protetivo e proativo, reconhecendo sempre a importância de responder às necessidades humanas de forma integral, para além da atenção a questões emergenciais, centradas exclusivamente nas situações de risco social, mas também assegurar atividades permanentes de capacitação, garantindo o fortalecimento contínuo de todos os atores sociais. Assim, diante do conceito que firmamos como nossa essência, estabelecemos como objetivos sociais estatutários:

PROMOÇÃO DE PESSOAS EM VULNERABILIDADE OU RISCO SOCIAL, DOS DIREITOS DAS PESSOAS PORTADORAS DE DEFICIÊNCIA, DOS DIREITOS DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ASSESSORIA JURÍDICA “PRO BONO” E COMBATE A TODO O TIPO DE DISCRIMINAÇÃO SEXUAL, RACIAL E SOCIAL, TRABALHO FORÇADO E INFANTIL, EXPLORAÇÃO SEXUAL E TRÁFICO DE PESSOAS E DE CRIANÇAS.

PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE INCLUINDO PREVENÇÃO DE HIV-AIDS E CONSUMO DE DROGAS.

A VALORIZAÇÃO, A PROMOÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE PAZ, COMBATENDO A TODAS AS FORMAS DE PRECONCEITOS, DISCRIMINAÇÕES, DESIGUALDADES E EXCLUSÃO SOCIAL.

A DEFESA DE TODOS OS DIREITOS DA PESSOA HUMANA, INCLUSIVE A PROTEÇÃO À FAMÍLIA E A VIDA.

O INCENTIVO À PRATICA DE ESPORTES, MANIFESTAÇÕES E ATIVIDADES CULTURAIS, ARTÍSTICAS E DE LAZER, QUE PROPORCIONEM O DESENVOLVIMENTO DO SER HUMANO.

Esperamos você!

Entendemos, também, a necessidade de participarmos dos colegiados que discutem e deliberam as políticas públicas sociais, como forma de atuação efetiva e de impacto na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Esta é a nossa associação, a qual convidamos a todos para conhecer e, quem sabe, integrar e participar!